Tutorial Links: Page 1 Page 2
Photoshop Tutorial translated to Brazilian Portuguese by Maureen Shinozaki
Tutorial de Linha Artística – Recomendado para Usuários de Photoshop de Nível Intermediário
Em primeiro lugar, gostaria de tranqüilizá-lo e informar que você não precisa saber desenhar para completar este tutorial. Trata-se basicamente de traçado – lembrando que é muito mais fácil fazê-lo utilizando o Adobe Photoshop. Criar uma linha artística com esta técnica leva algumas horas até chegar a um resultado satisfatório, então, se você está a procura de um tutorial com a aplicação de poucos filtros, este aqui não é o ideal para você!
Você precisará saber usar a ferramenta CANETA (PEN TOOL) para este tutorial. Se você ainda não sabe usá-la, complete primeiro o tutorial rápido sobre a ferramenta, clicando AQUI .
Sugiro que você leia o tutorial inteiro antes de começar.
1) Preparando as camadas (layers)
Abra sua imagem no Photoshop. Renomeie a camada para “original”.
Se sua imagem for muito escura, você precisará clareá-la um pouco. A razão disto é que iremos traçar por cima da foto com linha preta, então, será preciso poder ver as linhas que estamos criando claramente.
Ajuste a luminosidade (Brightness) da imagem
Image >> Adjustments >> Brightness/Contrast…
Imagem >> Ajustes >> Luminosidade/Contraste
LUMINOSIDADE = BRIGHTNESS
CONTRASTE = CONTRAST
VISUALIZAR = PREVIEW
Duplique a camada “original”. Renomeie esta nova camada para “topo”.
Crie duas novas camadas. Posicione-as abaixo da camada “topo”.
A camada que você posicionar logo acima de “original” deve ser renomeada como “fundo” e preenchida com a cor branca. A outra camada, abaixo de “topo”, deve ser renomeada como “linha artística” e deixada transparente.
Mude a visibilidade das camadas “fundo” e “topo” para desligada/invisível.
Deixe as camadas “linha artística” e “original” com visibilidade ligada/visível, e selecione a camada “linha artística” para trabalhar (camada ativa). Veja a imagem abaixo (toda a organização será explicada em breve).
CAMADAS = LAYERS
CANAIS = CHANNELS
CAMINHOS = PATHS
TOPO = TOP
LINHA ARTÍSTICA = LINE ART
FUNDO = BACKGROUND
ORIGINAL = ORIGINAL
Agora já sabemos como crier uma linha artística.
2) Configurações da Ferramenta Pincéis (Brush Tool Settings)
Enquanto estiver criando sua linha artística, você pode querer variar a largura da linha. A variação desta largura enfatiza a perspectiva do desenho. As linhas mais próximas ao observador se tornam mais grossas. As linhas devem afinar em direção às áreas mais profundas / distantes do desenho, para dar senso de profundidade. A imagem abaixo mostra um exemplo exagerado disto. As áreas que se aproximam das sombras também podem ter linhas mais pesadas, enquanto as áreas na luz podem ser representadas com uma linha mais fina. Um bom jeito de ter uma idéia melhor disto é estudar as linhas artísticas das histórias em quadrinhos.
Outra técnica é usar apenas duas larguras de linha. Uma linha mais pesada é usada para as linhas que delimitam as partes de fora do objeto e toda as demais linhas internas têm uma largura menor. Não sou muito fã deste estilo, mas cada um tem o seu, de qualquer forma, assim o seu desenho já não irá parecer achatado.
Para afilar as linhas no Photoshop, temos de ajustar as Configurações dos Pincéis (Paint Brush Settings).
Clique na Ferramenta de Pincéis (Paint Brush Tool). Agora, clique na guia paleta de Pincéis (Brushes), do lado direito da tela do Photoshop. Veja a imagem abaixo.
BROWSER DE ARQUIVOS = FILE BROWSER
PINCÉIS = BRUSHES
As configurações que você usar irão variar em cada linha que for criada, especialmente no diâmetro. Abaixo, veja uma formato de ponta de pincel que usei.
FORMATO DA PONTA DO PINCEL = BRUSH TIP SHAPE
DIÂMETRO = DIAMETER
FORMAS DINÂMICAS = SHAPE DYNAMICS
CONTROLE = CONTROL
DESBOTAR, DESCOLORIR = FADE
Então, clique em Formas Dinâmicas (Shape Dynamics).
1. Ajuste o Controle para Desbotar (Control = Fade). Isto irá permitir que a linha fique mais pontuda.
2. Ajuste o controle de desbotamento (fade). Usei 250 aqui, mas você pode experimentar várias combinações de números nos campos 2 e 3 da figura acima.
3. Ajuste o Diâmetro Mínimo (Minimum Diameter). Usei 27%, mas aqui, o segredo para uma boa linha é variar, experimentando todas as possibilidades.
Assegure-se que a cor do primeiro plano seja preta. Veja a imagem acima.
Criando os Caminhos (Paths)
O melhor local para começar é no centro do foco, que normalmente fica no rosto. Como estou usando a imagem da Scarlett Johansson, iniciarei pelos lábios. Lembre-se de que o ponto que você começar deve ser o mais espesso.
Assegure-se que a ferramenta caneta esteja definida para Criar um Novo Caminho (Create New Work Path). Veja abaixo.
Crie um novo caminho (path), prestando atenção ao ângulo das curvas.
Nota: Procure fazer várias linhas pequenas e próximas para contornar o desenho. Não crie uma linha simples, direto em torno dos lábios, para não perder os detalhes da forma.
Quando você estiver satisfeito com o caminho (path), clique no botão direito e selecione Contorno do Caminho (Stroke Path). Veja abaixo.
Ligue a visibilidade da camada em branco “fundo”. Delete o caminho (path) (clique com o botão direito e selecione Apagar Caminho – Delete Path). Agora você pode ver claramente a linha que acabou de criar.
Se já estiver satisfeito, desligue a visibilidade da camada branca “fundo” e crie a próxima linha.
Se não estiver, use a guia Histórico. Veja a imagem abaixo. Clicando na ação em destaque na imagem abaixo, você poderá ajustar a curva ou as configurações do pincel.
Se a linha estiver ligeiramente fora de lugar, você pode usar a ferramenta borracha. Ao invés de usá-la em movimentos para cima/para baixo, mova diagonalmente através da linha artística. Desta forma, a linha terá um efeito afilado (mais pontudo), em sua extremidade. Veja a imagem abaixo.
Para criar uma linha artística que seja mais pontuda nas duas pontas, como a mostrada na imagem abaixo, troque, na janela Formato Dinâmico, o Controle de Desbotar, Descolorir (Fade) para Pressão de Caneta (Pen Pressure), e o Diâmetro Mínimo (Minimum Diameter) para 1%. Veja a segunda imagem abaixo.
Quando você selecionar Contorno do Caminho (Stroke Path), desta vez, selecione o box “Simular Pressão” (Simule Pressure). Veja a imagem abaixo.
Uma vez que você tenha terminado de crier um item, como os lábios, é importante confrontá-lo com o original. Ligue a visibilidade da camada branca “fundo”. Ligue e desligue a visibilidade da camada “topo”. Se ficar parecendo que os lábios estão “saltando”, então você terá de ajustar a linha artística.
Para criar linhas muitos espessas, como as sombrancelhas, sera preciso criar um caminho fechado, e escolher Preencher Caminho (Fill Path) ao invés de Contorno do Caminho. (Um caminho fechado significa que não deve haver início ou término no caminho, como num círculo – polígono fechado).
ASSEGURE-SE QUE O CAMINHO ESTEJA FECHADO!
A imagem abaixo mostra o caminho do cílio superior que criei. Também usei Preencher Caminho (Fill Path) aqui.
Para criar formas arredondadas, quadradas, ovais, etc, lembre-se de usar a ferramenta Formas (Shape Tools) (encontrada próxima à ferramenta caneta). A imagem abaixo mostra como criei o contorno da íris usando a ferramenta Elipse para economizar tempo.
Garanto que você fará cada vez mais rápido ao treinar o uso desta técnica de criação de linha artística no Photoshop, então, prenda-se à ela.
Nas próximas páginas, segue a imagem da linha artística da Scarlett Johansson, com algumas observações que irão ajudar bastante. Espero que você tenha achado este tutorial de Photoshop útil. Sinta-se à vontade para me contatar através da página de contato, se você tiver
Tutorial Links: Page 1 Page 2